Friday, September 23, 2011

Transporte individual gera aumento da poluição

23/09/2011 Carros do Álvaro - Estudo divulgado do IPEA diz que o uso de transportes como carro e moto cresceu até 15%; Já uso do transporte coletivo teve queda de 30%.


Aproveitando o "Dia Mundial sem Carro", o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou ontem dia (22) um estudo que apresenta um panorama sobre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares no Brasil. De acordo com o Ipea, o aumento da poluição nos grandes centros urbanos é resultado de uma alteração no sistema de mobilidade urbana, que nos últimos 15 anos, registrou alta no uso do transporte individual motorizado, em contrapartida com uma redução do uso do transporte coletivo.

Segundo dados do estudo, enquanto a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas, 15%, o transporte público perdeu cerca de 30% da demanda no período. O Ipea justifica tais dados com a expansão da indústria automobilística no país aliada ao aumento de renda da população. Outro aspecto que estimula o uso individual de veículos automotores, segundo o Ipea, é o fato de que a utilização de carros e motos pela população torna-se cada vez mais barata em relação ao custo da opção pelo transporte público, aumentando a demanda sobre o sistema viário.


Ações por aí

No Brasil, diversas cidades fizeram estratégias especiais em prol do "Dia Mundial sem Carro". São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), por exemplo, inauguraram ciclovias em avenidas importantes e novos corredores de ônibus. Na capital paulista, a empresa responsável pela Engenharia de Tráfego criou faixas reversivas em algumas vias, exclusivas para carros que transportavam duas ou mais pessoas.
Fonte disponível no(a
): Carsale.uol.com.br

No comments:

Post a Comment