Thursday, September 22, 2011

Abeiva fica na mesma após reunião com ministro

23/09/211 Carros do Álvaro - Associação promete que manterá diálogo e não se diz satisfeita com afiliada que recorreu à Justiça.


Na tarde desta quinta-feira (22), três representantes da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) se encontraram com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, para discutir o decreto que determinou o aumento do IPI para carros importados, divulgado na semana passada. De acordo com fontes ligadas à entidade, o encontro foi convocado pelo próprio ministro, com o objetivo de ouvir quais são os principais problemas enfrentados pelas empresas importadoras com as novas medidas.

Após o encontro, os representantes da Abeiva entregaram a Pimentel uma carta com o resumo do que foi falado durante a audiência. Ainda segundo fontes, o Ministro do Desenvolvimento prometeu analisar os argumentos, mas deixou claro que não há o compromisso de mudanças no decreto.

Próximos passos

Na última sexta-feira (16), algumas horas após o anúncio das novas medidas, o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, disse que a estratégia seria esperar pelo “bom senso” por parte do governo e que a prioridade seria o diálogo. Porém, prometeu que, se no prazo de uma semana, nada fosse alterado, a associação entraria na Justiça, alegando que não foi concedido o prazo de 90 dias para adequação das novas regras, algo que está previsto na Constituição Federal. Porém, a proposta mudou de figura e a Abeiva confirmou que ainda manterá um diálogo, evitando partir para um processo judicial.

Outra fonte ligada à entidade garantiu que Gandini não ficou muito feliz com a atitude de uma das associadas, a Chery. A empresa chinesa conseguiu uma liminar na corte de Vitória (ES) e poderá cumprir as determinações do novo decreto apenas daqui a 90 dias.
Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br

No comments:

Post a Comment